"Tudo que é seu, encontrará uma forma de chegar até você." (Chico Xavier)


sexta-feira, 13 de abril de 2012

TÉCNICAS DE AUTOCONHECIMENTO

Por Helena Gerenstadt

A numerologia é uma ciência milenar, que foi utilizada pelas civilizações antigas, desde o início da História. No Mundo Antigo dava-se grande importância ao significado dos nomes. Cada número possui características positivas e negativas, que recebemos ao transformar nossos nomes em números. A resposta é espiritual e metafísica, pois o Ser Humano é Alma e Corpo. Uma alma que elegeu o Planeta Terra como sua escola e que vem aprender a evoluir, a passar por testes antigos e desfazer alguns nós também. Nosso Eu Superior, conhecendo o trabalho que vem realizar, elege pessoas e condições que rodeiam nossa vida. Tudo está preparado para nossa elevação; mas faltam muitas vezes as ferramentas que necessitamos para fazer nossa parte. O médico, o pintor, o carpinteiro, todos necessitam realizar obras. A Numerologia também nos proporciona ferramentas, para que conheçamos nossas características positivas e negativas que nos ajudarão em nossos propósitos.
Nosso “Karma” não tem que durar para sempre. Quando os aprendizados são colocados em prática, uma mudança acontece em nosso Mapa Numerológico, que nos proporciona uma nova oportunidade. Nosso Eu Superior nos avisa quando chega esse momento, e, de alguma maneira, entramos em contato com a pessoa ou situação que nos facilita esse momento. Isto é uma realidade para todos aqueles que trabalham com a Numerologia.
Sabemos que Pitágoras, além de um excelente matemático, filósofo e um grande Mestre, sentiu-se atraído pelas Ciências Ocultas, as quais não tinha acesso no mundo ocidental. Através de suas viagens ao Oriente recolhia informações, conhecimentos e os transmitia aos centros criados por ele, que os chamava de “Irmandade”, e assim chegou até os nossos dias a teoria que os números não somente servem para realizar operações matemáticas, mas também revelam caráter, personalidade e vivências do ser humano. A numerologia é uma das técnicas mais antigas que se conhece e que foi utilizada pelas civilizações egípcias, chinesa, hindu, hebraica, etc., mas não se conhece quando, onde e como se iniciou. Existe uma teoria que é um patrimônio que os Atlantes deixaram a Humanidade.
A Numerologia sustenta que todos os números, de 1 ao 9, e alguns em casos, os Mestres, proporcionam suas características à pessoa em seu nome, sobrenome, apelido, nome de firma, etc. Quando estudamos o Mapa Numerologico podemos perceber características positivas e negativas, bloqueios, problemas de personalidade, conflitos emocionais, agressividade ou incapacidade para alcançar os objetivos que recebe através deles. O estudo do Mapa Numerológico pode ajudar a solucionar em parte esses problemas; pois nos permite fazer mudanças necessárias nas características pessoais. Podemos conhecer vivencias que estamos atraindo e conhecer os acontecimentos que nos esperam em cada novo ano.
A numerologia nos ajuda a navegar mais facilmente pela Vida, pois conhecendo a corrente, deixamos de lutar angustiosamente contra ela, e assim nos convertemos no capitão, que com conhecimento e mão firme e seguro, dirige seu barco para o Porto elegido.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Numerologia ganha espaço no RH


 
Aos poucos a Numerologia vem ganhando espaço e se tornando uma ferramenta eficaz em processo de seleção de pessoal, principalmente em consultorias.
Muitos profissionais já acreditam que esta técnica alternativa traz algumas vantagens em relação aos métodos tradicionais.
Fica muito caro para uma empresa recrutar uma pessoa, dar treinamento e de repente verificar que ela não se encaixou ao grupo.
A análise feita pelo nome e data de nascimento da pessoa, é usada como forma conhecimento, possibilitando obter algumas informações que podem auxiliar nos processos de admissão, demissão ou promoção de algum funcionário.
Não se trata de adivinhação, e sim de um estudo visando o conhecimento da personalidade do candidato, que em muitos casos é difícil conhecer em testes mais usuais. 
Através deste processo é possível saber com segurança, do candidato a vaga: se gosta e sabe trabalhar em grupo, se é tímido, se sabe gerenciar, se é líder, se gosta de conversar muito, se é organizado, etc..
Ela pode ser usada junto a outras técnicas. Um psicólogo, por exemplo, poderá ter uma análise prévia antes da entrevista. Ou também pode ser usado em comparativo com técnicas de psicodrama, grafologia, dramatização, etc..
Ainda existe alguma resistência quanto ao método, mas devido aos bons resultados que vem alcançando ao longo dos anos, é uma ferramenta que veio para ficar, pois permite identificar o perfil certo (talentos natos) para o cargo correto.

Por Ediane Marçal F.

domingo, 1 de abril de 2012

Dormir para sonhar

 Por  Miriam Carvalho


Os sonhos são funções compensatórias que trazem equilíbrio ao mecanismo psíquico. Não são racionais, mas ligados à percepção extra-sensorial. Todos nós sonhamos quando dormimos e, na maioria das vezes, não lembramos.
Há registros dos primeiros estudos científicos feitos por Aristóteles, século IV a.C. que chegou a escrever um tratado sobre sonhos. Platão também se interessou pelo tema e dizia que sonhos violentos ou ligados à sexualidade traduziam desejos reprimidos.
Podem ser: Simbólicos, Proféticos, Fantasias, Premonitórios, Recorrentes e Pesadelos
SIMBÓLICOS
Todos os sonhos são simbólicos. Traduzem informações de nosso estado psíquico.
Expressam-se de acordo com fatores culturais de cada geração.
É preciso identificar o que o símbolo representa para a pessoa e, assim, processar a associação.

PROFÉTICOS
Raramente esquecidos e absolutamente claros.
São muito antigos e acreditava-se que eram mensagens enigmáticas dos Deuses. Intérpretes de sonhos existiram em todas as épocas da história.
Daniel, na Bíblia, interpretou o sonho de Nabucodonosor.
José, no Egito interpretou o sonho do Faraó.
Abraão Lincoln sonhou com seu próprio assassinato e funeral oficial.
Trata-se de uma percepção extra-sensorial em estado de vigília.

FANTASIAS
Revelam o EU nos acontecimentos do dia-a-dia apressado. As circunstâncias e os relacionamentos mudam rápido demais para que a consciência se dê conta do que realmente acontece e, assim, o subconsciente provoca revelações enquanto dormimos, com outra roupagem, cenas distorcidas e/ou fantasiosas, pois todas as situações do sonho representam emoções e conflitos vivenciados que precisam ser confrontados, questionados e resolvidos. A interação entre fantasia e realidade é a grande questão.

PREMONITÓRIOS
Antecipam o futuro. Existem sonhos que funcionam como aviso, pois o inconsciente sabe muito mais do que nosso mental concreto.
Temos inúmeras coincidências entre sonhos e acontecimentos reais.
Através de certas condições psicofísicas (hipnose) o ser humano pode acessar aptidão de prever acontecimentos futuros.

RECORRENTES
Quando o mesmo sonho ocorre com maior freqüência significa que existe um bloqueio, medo ou dificuldade ainda não compreendido efetivamente em nível consciente.
É como começar surgindo um raio de luz até que tudo fique totalmente claro.

PESADELOS
Traduzem medos não resolvidos, situações que não conseguimos superar, ansiedade ou sinais do corpo com perturbações digestivas.
Um sonho pode deixar, ainda, sensações de angustia: significa um recado para si mesmo ou uma advertência, tipo: Preste atenção; fique atento ou enfrente o problema. Muito importante avaliar o verdadeiro significado de um sonho ruim.

Aconselhável ter sempre na cabeceira da cama uma caneta e um bloco de anotações para fazer o registro ao acordar.

Fonte: Site Somos Todos Um