"Tudo que é seu, encontrará uma forma de chegar até você." (Chico Xavier)


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEJA ECOVOLUNTÁRIO E PADRINHO DO PROJETO MUCKY


Para quem não conhece, o Projeto Mucky é uma ONG e um órgão de utilidade pública que beneficia primatas de diversas espécies, trabalho que vem realizando desde 1985, aqui pertinho de Salto.
Trata-se de um projeto único do gênero no Brasil, que socorre, recupera, man­tém, pesquisa, busca a procriação das espécies em risco e, mesmo considerando as incertezas de su­cesso, futuramente almeja reintegrar primatas à na­tureza.
Realiza também um trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres, através da educa­ção ambiental. O projeto vem beneficiando mais de duas centenas de primatas, tendo como objetivos dar prosseguimento ao trabalho de assistência e ma­nutenção dos atuais primatas, bem como prosse­guir com a recuperação daqueles que chegaram com sequelas causadas devido a tratamento inade­quado e estão impossibilitados de reintegração; es­timular a procriação em cativeiro das espécies em extinção para futuro, repovoando as áreas; envolver a população com questões referentes à ecologia, enfatizando a necessidade da con­servação das di­versas espécies de primatas, atra­vés de publica­ções, seminários, cursos e elabora­ção de planos de trabalho; possibi­litar pesquisas para o emprego da medicina alter­nativa na preven­ção e tratamento das doenças dos primatas; formar profissionais com metodologia diferenciada, visando ma­nejo desses animais, etc.
O Projeto Mucky está instalado numa área com 20.000m2, com 580m2 de área construída, na Rodovia Hilário Ferrari, trecho entre a Fazenda Monte Belo e a Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (Itu-Jundaí), na di­visa dos municípios de Salto e Itu. Conta com 103 viveiros, enferma­ria, cozinha para preparação dos ali­mentos dos saguis, espaço para edu­cação ambiental, sanitários para visitan­tes, espaço para lanches, oficina e alojamento para ecovoluntários, 17 funcionários e diversos voluntários que atuam nas mais diversas funções. A instituição conta ainda com a participação de voluntários de diversas es­pecialidades.
Vale destacar que em 1985, a publicitária Lívia Maria Botar, hoje ambientalista, fundadora e co­ordenadora, recebeu Mucky e após muito pesquisar, manter intercâmbio com especialistas e desenvolver uma metodologia muito peculiar, resgatou muitos ou­tros "Muckys". Em 1992, deu-se início ao processo de legalização junto ao IBAMA.
Para dar continuidade a todo esse trabalho, o projeto está necessitando de ecovoluntários e padrinhos, de modo que possa dar continuidade aos trabalhos e "entender porque é impor­tante pagar esse mico". E como já disse Victor Hugo -"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário o homem em relação à natureza e aos animais". Mais informações sobre a par­ticipação no projeto, contatos pelo tel. (11) 4023-0143.
Fonte: Jornal tapera – Salto - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário