"Tudo que é seu, encontrará uma forma de chegar até você." (Chico Xavier)


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Solidão se Cura com Solidão

Todos nós somos carentes de afeto, temos medo da solidão, de permanecer sem amor, de sofrer. Mas porque será que este medo é tão forte e domina tantas pessoas? Por que motivos temos tanto medo da solidão?
É certo que quanto estamos sozinhos fazemos uma viagem ao nosso interior, aos recantos mais secretos e também obscuros da alma. Nesta viagem, percorremos vários caminhos, diversas estradas, algumas belas e apreciáveis e outros trechos mais difíceis, perigosos, onde é necessária coragem para aventurar-se.
Quando estamos sozinhos fazemos um mergulho profundo para dentro de nossa essência, para nossa verdadeira personalidade, que no dia a dia fingimos que não existe, ou a deixamos escondida, pois vivemos no piloto automático.
É preciso ter coragem para percorrer o desconhecido, que muitas vezes assusta...é preciso ter coragem de compreender porque alguns caminhos estão sujos, são feios, Lamacentos, sem luz e brilho.
Assim, essa viagem interior é cheia e emoções, de aventuras, tanto felizes como tristes, mas certamente, ao final, ao superar este medo, o caminho de volta torna-se mais claro e, a partir de então, permanecer com nossa alma, em silêncio, será prazeroso.
Começamos a viagem relembrando as coisas boas, colocamos tudo nos lugares, passamos por locais onde tivemos alegrias, encontros com família, com amigos, onde a felicidade manifestou-se. Situações que tivemos sucesso pessoal, profissional, inclusive. Essa parte é agradável, é a lembrança de tudo que passamos de positivo nesta vida e nos traz enorme gratidão.
Porém, nesta viagem rumo ao nosso interior, há trechos sem asfalto, com pó, aqueles que há muito tempo estão intocados, mas precisam ser limpos.
Muitas vezes há pedras no caminho, que precisam ser removidas, ou seja, sentimentos e emoções condensadas, gravadas em nossa memória celular há muito tempo, e embora com consciência que atrapalham nosso caminho, relutamos para removê-las, diante do receio à mudança.
Em outras oportunidades, as descidas são íngremes, temos medo de não voltar mais a viver de forma leve e tranquila, temos medo de sofrer “para sempre”.
Quando nos dispomos em curar determinado sentimento, é preciso senti-lo, portanto, se em nosso interior a solidão é algo forte, ela que viemos curar nesta encarnação.
Desta forma, temos que senti-la e compreende-la. Somente curamos um sentimento gravado a ferro e fogo em nossos registros akashicos quando ele se manifesta, quando a dor ressurge, mas é nesse momento que escolhemos. Aceitar com resignação, sem vitimização e fazer uma autoanálise ou colocar-se na posição de vítima, achando-se um sofredor, que não tem momentos felizes.
A solidão não é curada com festas, com pessoas a nossa volta, com relacionamentos, porque eles apenas escondem, remediam, ou seja,  disfarçam este sentimento.
Ao tentar curar a solidão com carinho e amor de terceiros, vamos nos desiludir, criando expectativas e esperando que o outro atenda todas nossas necessidades e caprichos.
Entretanto, tudo que é interno, o que pulsa em nosso interior, somente ali será curado. Não encontraremos a cura fora, mas somente dentro.
Para curar, precisamos de enfrentamento interno, ficar conosco, aceitar nosso lado sombra, sem rejeitá-lo e compreender que ele precisa ser amado para ser curado. É preciso dar amor para nossa essência, para nossa alma.
Assim, os relacionamentos somente remediam a solidão, mas ela sempre se repetirá de forma cíclica até ser compreendida e aceita.
Além disso, um relacionamento é apenas um aspecto de nossa vida, é uma gota dentro de um oceano de possibilidades e necessidades evolutivas. Não estamos aqui somente para ter um relacionamento e vivermos felizes para sempre, inobstante isso COMPLEMENTE nossa felicidade e busca.
Nossa encarnação é grandiosa, pois assim o somos. Tudo no Universo é sincronizado, os encontros, reencontros, desencontros, as coisas acontecem para cumprimento de nossa missão pessoal e coletiva, desta forma, nossos objetivos de evolução são maiores e amplos.
Num relacionamento saudável teremos um parceiro evolutivo, ocorrendo uma troca mútua, rumo a elevação conscencial. São duas almas diferentes que juntas estão aprendendo, ensinando, resgatando, mas possuem necessidades e interesses evolutivos diversos. Não pode haver somente apego, dependência emocional, suprimento de carência e solidão, pois isso além de trazer frustração a ambos, desviará a atenção dos reais objetivos encarnatórios.
É latente a necessidade de compreender a origem da solidão, que pode inclusive ser de vidas passadas e buscar tratamento, quando necessário com o auxílio de um profissional capacitado. Existem diversas terapias, cursos, formas de autoconhecimento a fim de trazer mais leveza e felicidade para vida.
É um grande desperdício da encarnação repetir os padrões internos negativos, sem buscar entendimento, pois isso só nos torna mais duros e solitários e sabemos que SOLIDÃO SE CURA COM SOLIDÃO.
 
Fonte: site Luz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário